A importância da experiência nas ações promocionais

Leu “ações promocionais” e pensou em promoções de desconto, concursos culturais, distribuição de panfletos, stand de divulgação de produtos e serviços em eventos: você acertou. Mas nós, do Blog Sama Produções, queremos ampliar o seu modo de ver ações promocionais com dicas que podem ajudar a aumentar a interação entre cliente e empresa.

Vamos supor que os consumidores têm exigido mais que divulgação de produtos e serviços. Agora, eles desejam ter experiências de verdade em todos os pontos de venda. E vamos supor que pontos de vendas não sejam apenas lojas físicas, mas qualquer lugar onde eles encontram sua marca. Em um quiosque, em um evento, no busdoor, na mídia da TV, das redes sociais.

Tudo isso já muda um pouco a configuração das ações promocionais. Uma vez que o principal intuito delas é estimular pessoas a consumirem seus produtos e serviços, é hora de oferecer ações promocionais com diferencial.

O que uma ação promocional deve oferecer?

A forma de consumo mudou. Assim como a fidelidade dos consumidores às marcas. Os #consumerlovers estão voláteis, por isso, exigem experiências sólidas e que fiquem na memória. Por isso, mesmo quando o objetivo principal de uma ação promocional é o de aumentar o número de produtos e serviços consumidos, a ação deve envolver o consumidor.

Ações promocionais em eventos podem surtir melhor efeito. Elas podem ser iniciadas nas redes sociais e concluídas no “tete a tete” com a empresa. No evento, o consumidor pode se sentir único e exclusivo e depois se sentir estimulado a comentar, espontaneamente, em redes sociais sobre a experiência compartilhada com a empresa.

Ou seja, a ação promocional precisa estar redonda em todos os pontos de contato do consumidor a fim de que nada saia do esperado.

Dicas para ações promocionais em eventos

 – Por mais simples que seja, uma ação promocional precisa ter objetivo claro. Seja um sorteio de bicicleta ou um concurso cultural para conhecer artista Y. Mas lembre-se: o objetivo é o retorno de resultados da empresa, e não do produtor cultural.

 – Pense no público. Uma ação promocional envolvendo blogueiros em divulgação de produto X, por exemplo, exige que o perfil deles seja correlato ao perfil do público final. Caso contrário, a marca não será comentada por eles ou corre o risco também deles não saberem transmitir os reais valores dos produtos e serviços.

– O mundo ainda funciona com parcerias em qualquer instância. Para sua empresa, pode ser a forma de economizar em publicidade.

– Conte com o auxílio de um produtor cultural ou produtor de eventos que possua experiência com ações promocionais. Redes sociais, como Facebook, têm regulamentação própria e necessitam ser seguidas.

– Ações promocionais de eventos têm início meio e fim. Os detalhes da execução de cada etapa é que vai gerar o bom “boca a boca”.

– Gere tráfego nos pontos de vendas. Os contatos dos consumidores serão estratégicos para futuras ações.

– Foque também nos consumidores atuais da marca. Eles podem se tornar advogados dela.

Ufa! Curtiu nossas dicas? Temos muito mais e cada uma personalizada para seu negócio. Basta entrar em contato conosco por contato@samaproducoes.com.br. Sama Produções e Eventos está à disposição para realizar ações promocionais únicas e efetivas.

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