Por que formar vendedores na empresa?

Você não leu errado. A ideia é formar, sim, vendedores na empresa. Calma, você não vai reduzir todas as equipes a apenas uma equipe de vendas. Siga nosso raciocínio e veja o potencial de cada colaborador da sua empresa. Para isso, é necessário olhar para o menor cargo da mesma forma como se olha para o alto escalão da administração.

Quando todos os colaboradores, desde o faxineiro até o sócio, se baseiam na mesma missão empresarial, fica mais fácil propagar bons produtos e serviços. Tomemos por exemplo a lição de algumas franquias de sucesso, como a marca de cosméticos Mary Kay. Desde a pequena vendedora iniciante até à diretora de vendas com seu carro rosa reflete o que significa Mary Kay para um cliente. E, aqui, não entramos no mérito do produto, e sim dos seus representantes.

Esse reflexo na postura dos representantes não nasce de um dia para a noite. E sim de uma cultura organizacional, em que as conquistas de cada colaborador são respeitadas e comemoradas. O fato é que os resultados MK são provas de investimentos em todas as equipes de uma mesma empresa, o que nos leva a crer que é necessário influenciar o ambiente e todo time.

Como formar colaboradores que vendem a empresa

Liderando. A nova lógica das organizações é substituir o malfadado chefe por profissionais e CEOs que liderem um navio em alto mar. Porém, não basta dizer quem deve erguer a âncora, passar cabos  etc. Liderar um navio é discutir com todos os embarcados as melhores estratégias e caminhos para seguir entre tantas ondas e possíveis tempestades e calmarias.

Para isso, reconheça-os como potenciais vendedores e treine-os a fim de que também se saibam o quanto podem vender a empresa em que trabalham. Unificar a comunicação é estratégia certa para competir em mercados acirrados. Todos devem saber a realidade do mercado e de como se dá o processo de produção interna. Obviamente, eles não estarão tomando a função dos profissionais de vendas, mas saberão como reagir diante das investidas de potenciais clientes e investidores.

Vantagens em ter colaboradores vendedores na empresa

– Ao desenvolver as competências de vendas de cada colaborador, a empresa estimula o foco, o esforço e a produtividade.

– O seu primeiro cliente é o cliente interno. Ao destacá-lo com a função de propagar a satisfação em ser parte do corpo de uma empresa, você desenvolve os principais atores dessa publicidade gratuita.

– A empresa cria novos líderes. São pessoas que compreendem que sua função é mais do que executar uma tarefa, e sim inspirar outras a trabalharem em prol de resultados de crescimento.

– Ambiente influencia na produtividade. Quando é dado novo gás aos profissionais, eles redescobrem o que é interagir e enxergar um futuro dentro da organização.

Leia Mais!

Dicas

Como me destacar dos meus concorrentes?

Com o mercado cada vez mais competitivo e saturado, as empresas precisam constantemente buscar por novas ações para atrair clientes e alavancar as vendas. Diante

Empreendedorismo

Como conquistar novos clientes

Prospectar e conquistar novos clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente em tempos difíceis, quando a economia se torna instável, o mercado acaba por