Evento empresarial ou estratégia de marketing

O mercado empresarial está começando a mudar a concepção sobre o marketing. Pelo menos, os CEOs visionários sim. Se para alguns empresários, o marketing ainda é considerado uma despesa, para outros ele é um aliado do comercial na geração de vendas e resultados.

Em contrapartida, o marketing tem auxiliado as empresas a diferenciarem ações focadas em produtos e ações focadas em públicos, trabalhando as emoções dos consumidores, analisando dados de melhoria para produtos e consolidando grandes marcas.

Por isso que, em se tratando de eventos empresariais, esses nunca devem estar desvinculados do objetivo do marketing. No próprio dna de um evento empresarial está o marketing; em função disso, eventos desalinhados da função aproximativa da empresa podem alcançar quaisquer objetivos ­ como número de públicos, número de palestras, número de lançamentos de serviços ­, mas pouco ou nada alcançam objetivos estratégicos como retorno sobre investimento.

Pode-­se entender, então, que não existe evento corporativo ou estratégia de marketing. Um não exclui o outro. Evento empresarial deve agregar estratégia de marketing, enquanto o marketing em si deve multiplicar os resultados do evento.

Parece uma equação bastante complexa, mas se trata da funcionalidade de um para o outro. Se você já ouviu que a propaganda é a alma do negócio, é importante reconsiderar que o marketing é o coração do negócio. Não é à toda que as ações do marketing estão em todos os departamentos e se a cabeça, ou melhor, a staff do negócio pensa em atingir objetivos reais de alcance da empresa, o marketing vai bombear ações, como eventos corporativos, para que eles sejam concretizados.

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